domingo, 24 de maio de 2009

Um bom livro


Estava no aeroporto, voltando para Porto Alegre. Carregava "Ensaio sobre a lucidez", de Saramago, para tentar terminar. Dei minha olhada habitual na prateleira da livraria. Num cantinho um livro chamado "Evocação, minha vida ao lado de Che", de Aleida March. Aleida foi a companheira de Che em Cuba. Se conheceram no processo da Revolução (ela também guerrilheira) e ficaram juntos a partir da vitória.

Nunca gostei de livros de fofocas sobre a vida das pessoas. Mas Che me chama atenção em uma caracterísitca: mantive a imagem de doçura sobre esse argentino. Tinha minhas dúvidas sobre minha própria opinião. O livro a confirmou.

Eu indico. Um pouco mais de 200 páginas escritas por uma mulher que ficou 40 anos calada. Nada de exageros ou mitos. É um romance entre dois revolucionários. E o final já é conhecido de todos, ele morre na Bolívia...
(essa não é a capa da edição que comprei. se parecem, mas só encontrei essa na net)

1 comentários:

David Aragon disse...

Boa dica Manu! Gosto muito de biografias (me refiro às boas), não essas de mesquinharias e quizilas em tom de fofoca que vc menciona. Creio que sempre se pode aprender algo com a história de vida dos homens, sejam grandes ou pequenos.

Saudações aqui do Ceará debaixo d'água!