sábado, 13 de junho de 2009

Direto de Madri

Estou em Madri. A ONU, a partir do PNUD (programa para o desenvolvimento das nações), me convidou para uma atividade sobre mulheres, espaços no parlamento e crise economica (antes que alguém pergunte não há nenhum custo para a Câmara).
A atividade ainda não começou e eu aproveitei o dia (mesmo virada, sem dormir, pela viagem) para conhecer a cidade. O calor está escaldante (36 graus, mais ou menos) e o ar é seco como o de Brasília. Mas a cidade é linda, linda, linda. Fiquei profundamente emcionada ao ver Guernica, de Picasso, no Museo Rainha Sofia. O ser humano consegue mesmo ir mais longe com a arte.
Mas eu escrevo para comentar dois assuntos que me parecem apropriados: a segurança da cidade. Aqui, agora, é quase meia-noite. Cheguei agora da rua, sozinha, vim caminhando e de metrô, passei pelo centro, meu hotel é afastado... As pessoas se assustaram quando perguntei se era perigoso andar pela cidade só. Por que isso ocorre? Pergunto porque o desemprego nunca foi tão alto por aqui.
Depois, o sistema de metrô é perfeito. Andei a cidade inteira com 4 euros. E Porto Alegre ainda esperando sua linha 2... Aqui tem mais de dez.
Bem, fico por aqui hoje. Amanhã vou atualizando sobre a discussão.

5 comentários:

Emanuel disse...

Manu, sempre supreendente.
Vê se vai a Barcelona, se der.
(se não a conheces...)
Então não te verei em Brasília?
Bjo.

José Augusto Peres Filho disse...

Achei interessante a ressalva de que não haveria custo para a Câmara. Mesmo que houvesse algum, estaria mais do que justificado. O ruim de se viver em um país como o nosso é que até quem é do bem, que sei ser o seu caso, se acha na necessidade de prestar contas até daquilo que não precisa. Sucesso na sua estada nessa cidade encantadora.

Eduardo Trindade disse...

Olá!
Descobri teu blog e estive lendo algumas postagens, todas pertinentes e muito bem articuladas. Estás de parabéns, e não só por isso, mas também pelo próprio fato de manteres este blog. Creio que estaríamos melhor se houvesse mais gente saindo da suposta "redoma protetora" e ousando trabalhar seriamente.
Abraços!

Ramon Fonseca disse...

Manu, bom proveito em sua viagem. Não se esqueça dos souvenirs hehehe.
Beijos mineiros

Renata Mielli disse...

É mesmo impressionante o sistema de transporte em Madri. Gasta-se pouco e vai-se longe. Mas Madri é feita mesmo para caminar.... Não deixe de ir a Chocolateria San Gines, fica perto da Porta do Sol. O chocolate quente com churros é maravilhoso. Tá certo que eu fui no inverno e vc tá ai no maior sol. Mas vale. Beijos