quinta-feira, 18 de junho de 2009

O encontro

Foram três dias de discussões. Dois dias formais e um de debates bilaterais com as ais de 60 parlamentares de países da América Latina e do Caribe. Passaram pela mesa de debate a vice-presidente da Espanha, a Ministra de Igualdade, uma jovem de 32 anos, a coordenadora da UNIFEM, a coordenadora da OIT... No primeiro dia foram dois temas: a crise internacional e os impactos desde aperspectiva de gênero e participação e legislação feminista. Não posso deixar de registrar a qualidade da intervenção política das mulheres presentes e a diferença da situação de nossos países latinos após a onda de governos progressistas. Também é muito diferente a quantidde e, como resultado, a qualidade da intervenção dos países que aplicaram cotas para a eleição de parlamentares mulheres.
No segundo dia, fizemos grupos temáticos. Como já relatei, participei o tema "Emprego e proteção social", que tenho me esforçado para ajudar desde Brasília. Foi um grupo fantástico. Se pudesse resumir, o centro do debate foi a facilidade para a restrição de direitos no período da crise - sobretudo para as mulheres e jovens - e a dificuldade de conquistar direitos.
O resumo, todos os documentos, os links das entidades que participaram estõ sendo colocados, agora, no site oficial do mandato: http://www.manuela.org.br/
Já participei de muitos encontros desse tipo. Certamente, esse foi um dos mais proveitosos para o mandato. Tenho uns cinco ou seis projetos para serem apresentados com base na legislação de outros países.

0 comentários: