sexta-feira, 25 de março de 2011

Parabéns PCdoB!


Parece que foi ontem. A casa antiga, de dois pisos. A primeira vez que eu entrava em uma sede do PCdoB. Depois, a sede ao lado dos grandes comícios na Epatur. Era 1999 e eu conhecia, de perto, o Partido Comunista do Brasil. 12 anos separam a Manuela de hoje, daquela menina (!!!) que começando a universidade iniciou a participação na militância política.
Hoje meu Partido comemora 89 anos. E sempre me ponho a pensar na forma como nossa história foi construída. E penso na forma como essa história de lutas do nosso povo brasileiro me seduziu, conscientizou, educou, disciplinou, apaixonou. Como minhas idéias foram sendo as de meu partido, as de meu partido as minhas idéias. Penso sempre em todo o processo.E sempre me emociono.
Me emociono com a origem que se confunde com o Brasil moderno da semana de arte, com a resistência ao Estado Novo e a sapiência da compreensão da Era Vargas. Emociona a todos nós lembrar daqueles que não conhecemos porque tombaram na ditadura. Alegre e estimula pensar nas jovens gerações, que viveram os duros anos da queda do muro, da redemocratização, do Fora Collor, do neoliberalismo. Depois, a geração das vitórias e lutas com Lula. Cada tempo uma gente, os mesmos ideais.
Não existe um PCdoB para receber parabéns pelos 89 anos em defesa dos trabalhadores e da liberdade. Existem milhares. Milhares de homens e mulheres que construiram o nosso sonho em 1922 e que mantiveram vivo em todas as travessias. O PCdoB somos todos nós. Militantes apaixonados pela causa da igualdade.Parabéns a cada uma e a cada um de nós.

2 comentários:

Emanuel Mattos disse...

Manu,
teu post é uma belíssima e emocionada homenagem ao PCdoB.
Parabéns, querida.
Beijão.

Anônimo disse...

parabéns PCdoB. Milito à 40 anos e cada vez mais sou comunista.

Sou o Wilson Adão de São Jose do Norte mas resido em Porto.