sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Códigos de casa 16

"titi" 

Somos cinco filhos de uma mãe que trabalha a vida inteira. Quando vivíamos todos com ela, a casa sempre contava com alguém
Para ajudar na lavagem dos uniformes escolares, no preparo do almoço. Logo quando voltamos para Porto Alegre essa pessoa era a Maria ou Ia, como a chamávamos carinhosamente. 
A Ia levava a filha, uma menina linda e enorme de 3 anos, para nossa casa. Ocorreu  na primeira vez que a Maria disse  "me dêem licença pois preciso dar o Titi da Beli"(apelido da filhinha). Titi era usado para leite. E a Ia tirou um enorme seio para fora e amamentou a filha.
Titi passou a ser usado como código de casa para as nossas bebidas preferidas. Minha mãe, por exemplo, com seu vinho. Eu, nos tempos em que ainda bebia refrigerante, para me referir à coca light. Cada um com seu próprio Titi.

---//
Sobre o Titi da minha mãe, aconteceu episódio Cômico em minha ausência. Minha mãe bebe todos os dias seu cálice de vinho, pela noite. Como ela vai na minha irmã e sobrinha, depois do horário da creche, é comum que beba o vinho com elas, pela noite. Eis que esses dias a mãe passa lá pela manhã, e a lindada Isadora com suas poucas palavras apenas olha e diz, levando a garrafa de vinho para que minha mãe tomasse: ó aua da vovó (ou seja, a água da vovó). Criança Esperta. Já entende tudo sobre o Titi da vovó.

0 comentários: