segunda-feira, 28 de maio de 2012

O triunfo e os desafios das cidades


Hoje participei, em São Paulo, do seminário sobre o Triunfo das Cidades (já falei sobre o livro aqui no blog). O debate foi ótimo, embora recheado de muitas ideias opostas! Mas fiquei pensando que o triunfo das cidades no traz, na mesma medida, desafios. E não são poucos os que temos que superar. Por exemplo, enquanto vivemos em cidades que buscam um nível de desenvolvimento cada vez maior, no campo ainda enfrentamos o trabalho escravo. Quando presidi a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara me deparei com uma série de denúncias quem envolviam essa prática. Todas muito graves. Triunfamos em alguns pontos e permanecemos tão atrasados em outros...

Na Câmara temos tentado romper esse atraso. Quando aprovamos a PEC do Trabalho Escravo, avançamos na busca da garantia dos direitos humanos e na erradicação de uma prática que parece tão absurda, mas que é comum. Aliás, mais comum que do que imaginamos.

O trabalho escravo rural faz parte, infelizmente, da realidade que vivemos, embora escondido, bem escondido.  Não o suficiente para que não combatamos essa prática que agride violentamente a dignidade das pessoas. Não é fácil saber que ao nosso lado trabalham pessoas em condições sub-humanas, expostas a todo tipo de risco, sem proteção alguma, escravizadas. Na CDHM, vi mães carregando nos braços suas crianças vitimadas pelo trabalho escravo. Nos seus olhos, nenhuma esperança de mudança.

O Congresso começa a mudar isso ao aprovar a PEC, quase uma década depois de ter iniciado o debate.

O triunfo das cidades depende do protagonismo que temos diante dos problemas e desafios. Tenho orgulho de ter participado dessa votação histórica. Tenho orgulho de ver o Congresso assumir seus desafios e encará-los de frente, com coragem. É assim que se transformam as cidades. E, transformando as cidades, transformamos a vida das pessoas. Porque as cidades são essencialmente as pessoas que nela vivem e que a constroem.

0 comentários: