domingo, 17 de junho de 2012

Encontros

Sempre lembro daquela frase, acho que de Vinicius de Moraes, que diz "a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida". Para mim, a perspectiva de disputar as eleições em Porto Alegre e a possibilidade de governá-la é a chance de encontrar pessoas certas para resolver problemas graves vividos pelas pessoas. Embora tenha visto nesses anos todos de política que muitas vezes há um desencontro entre as possibilidades de nossa cidade, os problemas de nossa população e as pessoas escolhidas para ocupar espaços de decisão.

O Bairro a Bairro, evento realizado semanalmente pela nossa pré-candidatura para ouvir a população de nossa cidade, foi um dos palcos de encontros entre mim, os técnicos que trabalham em nosso programa e as pessoas reais de nossa cidade (reais, pois vivem a cidade real e não a de propaganda).

Estava em São Paulo quando percebi que faríamos, no sábado, a última edição. Começamos em janeiro, num dia de 42 graus no extremo sul de Porto Alegre.

Por onde passei, ouvi histórias de pessoas que escrevem sua história todos os dias com força, com superação, com fé e com esperança.  E esses encontros permitem que eu diga com convicção: é Impossível sair desses encontros igual ao que eu era há seis meses. Impossível ver a vida dessas pessoas e não buscar fazer algo que permita a eles viver Porto alegre com mais direitos.

Há uma diferença muito grande entre teoria e prática, embora alguns insistam que é o mesmo e que é possível mudar a vida das pessoas sem conhecê-las de perto. Digo isso porque acredito que as cidades são as pessoas. A vida, a dinâmica, a rotina, tudo são as pessoas. Então, se isso é o que acreditamos, então as cidades precisam ser para as pessoas algo bom.

E mesmo não sendo, não vi esmorecimento. Ao contrário!

A vida nos endurece um pouco a cada dia, porque nos coloca de frente com aquilo contra o que lutamos há anos. Tento segurar firme. Mas houve momentos em que chorei, em que olhei para o lado e vi gente também chorando. Chorei quando reencontrei o porteiro do prédio da minha avó (contei isso aqui), quando conheci Gabriel, quando ouvi das crianças da Linha do Tiro pedindo um lugar seguro para brincarem, quando vi uma criança comendo lixo e outra em cima do lixo com soro pendurado a uma parede nas Ilhas...

Aprender com essas pessoas é duro. Mas é a melhor forma de conhecer a realidade para, a partir disso, lutar para mudá-la. Eu fiz uma opção desde meus 15 anos e, em cada conversa que tive, olhando no olho das pessoas, vi que há muito por fazer e que vale a pena fazer.

Saio desse processo sabendo muito mais, sem dúvida. Em todos os lugares fui recebida com todo o carinho do mundo. Um carinho que é, também, esperança. E essa esperança é, para mim, responsabilidade, é força, é vontade e é, também, esperança. Esperança de ver aqueles que conheci bebês e que hoje já caminham em uma situação melhor, mais digna, menos difícil.

O Bairro a Bairro foi de reencontros, também. E fiquei feliz, porque sigo olhando nos olhos das mesmas pessoas e isso tem significado e importância pra mim. Isso representa a verdade e a transparência nas relações.

O fim dessa caminhada não poderia ter sido melhor. No espaço Flor da Tinga, fui recebida com música, com gente cantando, sorrindo. Casa enfeitada da forma mais simples: eram folhas de ofício pintadas com canetinha hidrocor coladas à parede. Essas mulheres me deram mais força e fizeram eu ter, mais uma vez, a sensação de que tudo valeu a pena. E que agora, somos muito mais na busca do que acreditamos, somos mais e melhores de braços dados.



Não lembro de cabeça todos os lugares que visitei no Bairro a Bairro. Deixo alguns aqui, porque lembro de grandes pessoas e grandes histórias. Espero reencontrar todas em breve.

Vila Santa Rosa
Clara Nunes
Chapéu do Sol
Lami
São Caetano
Flores da Cunha
Túnel Verde
Ponta Grossa
Santo Agostinho
Vila Dique
Ilhas
Parque os Maias
Santa Fé
Partenon
Vila São José
Morro da Cruz
Vila São Judas Tadeu
Vila São Miguel
Vila Planetário
Navegantes
Humaitá
São Geraldo
Vila Farrapos
Vila Santo Antônio
Vila dos Ferroviários
Chácara do Primeiro
Parque dos Mayas
Vila dos Eucaliptos
Nova Chocolatão
Sarandi
Jardim Protásio Alves
Mário Quintana
Rubem Berta
Cruzeiro
Cristal
Glória
Belém Velho
Jardim Cascata
Taquareiras
Vila Gaúcha
Vila Ecológica
Moab Caldas
Cascata
Teresópolis
Centro
Menino Deus
Bela Vista
Moinhos
Mont`Serrat
Restinga
Lomba do Pinheiro


1 comentários:

FERNANDO disse...

COMO PODEMOS CONTINUAR ASSIM? COMO AGRE
DITAR NA EX PREFEITURA,COMO AJUDAR TODOS A SEREM FELIZ?,SÓ TEMOS UMA MANEIRA.É MUDANDO AQUILO QUE NAÕ ANDA,QUE PAROU NO TEMPO,RELOGIO OU TU DA CORDA OU TU TROCA.