sábado, 7 de julho de 2012

Recomeçar pelo começo

Recomeçar pelo começo. Talvez essa frase sintetize o que senti, hoje, ao inaugurar o comitê da Jussara Cony, no Rubem Berta. Foram quarto comitês que inauguramos, mesmo com chuva e frio. Mas o dela tem, para mim, um significado especial.

Fui eu quem pediu para que ela concorresse num e-mail em que trocamos. E pedi ciente de que talvez ela me respondesse que já tem 70 anos e que há 30 esteve pela primeira vez na Câmara de Vereadores.

Mas, a resposta foi sim. E foi sim, porque a luta, a dela, a minha, a nossa, não para. No caso da Jussara, a luta - seja pela moradia, começada ali naquele mesmo Rubem Berta que recomeçamos hoje, seja pela saúde - as lutas, todas elas são encaradas com uma alegria e uma fé na vida inabaláveis.

Obrigada, Ju, por responder sim ao meu pedido; por me ensinar todos os dias que a alegria é parte do nosso combustível.

Recomeçarás pelo teu começo. Dessa vez com uma prefeita que honrará a construção de tua geração de mulheres: sendo mulher e tendo lado. O lado do nosso povo!

1 comentários:

Jussara Cony disse...

De voltas e recomeços...

"Meia volta, toda a volta, muitas voltas a dançar... Quem tem sonhos por escolta, não é capaz de parar..."
Fernando Pessoa, em Quadrinhas ao gosto popular,

Nossos sonhos, Manu, nossos sonhos...

Volto, após 30 anos, porque tenho sonhos e há um projeto, liderado por ti, que vai encantar e mudar, de verdade, Porto Alegre.
Recomeço porque aprendi que a dor do parto do novo que brota é aquela que move o mundo.
Volto porque esse novo nos chega através de ti, uma mulher que, com sua juventude plena de história, experiência e esperanças, está pronta para ser a Prefeita da capital de todos os gaúchos.
Volto porque sei que te move a unidade para transformar, a unidade dos que, nos precisos momentos, conseguem vislumbrar possibilidades e potencialidades para tirar Porto Alegre da estagnação e colocá-la em sintonia com o Brasil.
Recomeço porque é de mãos dadas contigo que quero que nossa Porto Alegre seja uma cidade cujas prioridades sejam enfrentadas, com decisão política, coragem e ampla articulação, pautadas pelo interesse público para que se constituam em sustentáculo de dignidade, justiça, direitos humanos, prazer e alegria
de viver.
Volto porque, como diz a quadrinha ao gosto popular, de Fernando Pessoa, "quem tem sonhos por escolta, não é capaz de parar..."

Os sonhos teus, os sonhos meus, os sonhos de todos os que,em unidade, serão os construtores e construtoras de novos amanhãs...

Com Manuela, a primeira mulher Prefeita de Porto Alegre!!!